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Qual a diferença entre inbound e outbound marketing?

By 15:35

O inbound e outbound marketing são amplamente utilizados para captar clientes e gerar vendas. Mas, você sabe o que são e qual a diferença entre eles? A seguir, esclarecemos essas dúvidas. Confira!  

Qual a diferença entre inbound e outbound marketing?

O que é inbound marketing?

Antes de conhecer quais são as diferenças, é importante saber o que é inbound marketing. Trata-se de uma estratégia de marketing digital que tem como foco atrair clientes de maneira não-invasiva, despertando seu interesse por meio de conteúdo relevante.

E o que é um conteúdo relevante? É aquele que se comunica com as pessoas certas, ajudando a esclarecer suas dúvidas ou solucionar seus problemas. Esse tipo de conteúdo é utilizado porque oferece vários benefícios.

Entre eles, destaque para a captação de leads, criação e fortalecimento de relacionamento com eles, fazendo com que avancem no funil de vendas até se tornarem clientes.

É por isso que o inbound marketing proporciona um aumento das vendas, principalmente em médio e longo prazo, contribuindo positivamente com a estratégia de crescimento da empresa.

Vale a pena mencionar que esses não são os únicos benefícios do inbound marketing. Ao adotar essa estratégia, também é possível ter autoridade no mercado, aumentar tráfego de sites e fidelizar clientes, tudo isso a um baixo custo, especialmente em comparação a outras estratégias de marketing digital.

 

O que é outbound marketing?

Ficou em dúvida sobre o que significa outbound marketing depois de conhecer o inbound? O outbound é o marketing tradicional, que é mais invasivo e voltado para a massa.

Ao contrário do inbound marketing, o outbound é muito comum na mídia offline. É o caso de propagandas em televisão, patrocínio em eventos e ligações de telemarketing. Mas, também está presente no meio digital, como em anúncios em vídeos.

O outbound marketing conta com benefícios especiais, como um ROI (Retorno sobre o Investimento) mais rápido e vendas expressivas em curto prazo. Por isso, é uma boa opção para quem tem pressa em atingir objetivos.

 

Inbound e outbound marketing: qual a diferença?

Não saber qual a diferença entre inbound e outbound marketing é comum, sobretudo entre quem não conhece essas estratégias. A seguir, apontamos quais são as principais:

 

Comunicação

No inbound marketing, a comunicação é sempre indireta e não invasiva. A ideia é estimular um interesse genuíno na marca e seu produto ou serviço, fazendo com que o consumidor tome uma ação de maneira natural.

Já no outbound marketing, a comunicação é invasiva. A proposta, neste caso, é atrair rapidamente a atenção do consumidor, incentivando diretamente que compre um produto ou contrate um serviço.

Além disso, há diferença no modelo de comunicação: no inbound, é baseado na interação individual, enquanto no outbound é voltado à comunicação em massa, atingindo uma audiência maior.

 

Custo

Para investir em outbound marketing é preciso ter um orçamento maior, porque o custo de espaços em mídias offline é mais alto do que no meio digital. Já o inbound possui custo mais acessível.

 

Velocidade de ROI e resultados

No outbound marketing, o ROI e resultados são alcançados rapidamente. No inbound marketing, em médio e longo prazo. Mas, é importante salientar um detalhe que muitos se esquecem.

Quando a empresa para de veicular a campanha de outbound, ela reduz expressivamente seu retorno e resultados. No caso do inbound, o retorno e resultado são contínuos, uma vez que o conteúdo continua a ser veiculado ainda que não faça mais o investimento na estratégia.

 

Engajamento

O inbound marketing chama a atenção por gerar maior engajamento do que o outbound, uma vez que é baseado no relacionamento, em fornecer um conteúdo relevante ao público.

 

Mensuração de resultados

Como toda estratégia de marketing digital, o inbound permite mensurar resultados, bem como acompanhá-los em tempo real, o que possibilita identificar erros e oportunidades de melhoria, realizando ajustes para alcançar objetivos.

No que se refere ao outbound marketing, esse acompanhamento em tempo real não é possível. Se quiser mensurar os resultados, dá um pouco mais de trabalho e custa mais caro para a empresa.

 

Inbound e outbound marketing: em qual investir?

Uma dúvida recorrente entre gestores e empreendedores é em qual estratégia investir. Curiosamente, ambas são eficazes e complementares, por isso o ideal é adotar o inbound e o outbound marketing sempre que possível.

Com o primeiro, é possível obter resultados em médio e longo prazo a um custo relativamente mais baixo. Já com o segundo, dá para alcançar resultados em curto prazo e ter um ROI mais expressivo rapidamente.

Portanto, se seu orçamento permitir, procure investir nas duas estratégias, dando um foco maior à que atende melhor os objetivos principais da empresa, de modo a suprir expectativas.

É importante ressaltar que dá para combinar essas e outras estratégias de marketing digital para potencializar os resultados, o que ajudará a potencializar resultados. Uma excelente alternativa é adotar o inbound marketing com SEO e links patrocinados, acelerando o alcance de objetivos.

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