Qual a diferença entre inbound e outbound marketing?
O inbound e outbound marketing são amplamente utilizados para captar clientes e gerar vendas. Mas, você sabe o que são e qual a diferença entre eles? A seguir, esclarecemos essas dúvidas. Confira!
O que
é inbound marketing?
Antes
de conhecer quais são as diferenças, é importante saber o que é inbound marketing. Trata-se de uma estratégia de marketing
digital que tem como foco atrair clientes de maneira não-invasiva, despertando
seu interesse por meio de conteúdo relevante.
E o
que é um conteúdo relevante? É aquele que se comunica com as pessoas certas,
ajudando a esclarecer suas dúvidas ou solucionar seus problemas. Esse tipo de
conteúdo é utilizado porque oferece vários benefícios.
Entre
eles, destaque para a captação de leads, criação e fortalecimento de
relacionamento com eles, fazendo com que avancem no funil de vendas até se
tornarem clientes.
É por
isso que o inbound marketing proporciona um aumento das vendas, principalmente
em médio e longo prazo, contribuindo positivamente com a estratégia de
crescimento da empresa.
Vale a
pena mencionar que esses não são os únicos benefícios do inbound marketing. Ao
adotar essa estratégia, também é possível ter autoridade no mercado, aumentar
tráfego de sites e fidelizar clientes, tudo isso a um baixo custo,
especialmente em comparação a outras estratégias de marketing digital.
O que
é outbound marketing?
Ficou
em dúvida sobre o que significa
outbound marketing depois de conhecer o inbound? O outbound é o
marketing tradicional, que é mais invasivo e voltado para a massa.
Ao
contrário do inbound marketing, o outbound é muito comum na mídia offline. É o
caso de propagandas em televisão, patrocínio em eventos e ligações de
telemarketing. Mas, também está presente no meio digital, como em anúncios em
vídeos.
O
outbound marketing conta com benefícios especiais, como um ROI (Retorno sobre o
Investimento) mais rápido e vendas expressivas em curto prazo. Por isso, é uma
boa opção para quem tem pressa em atingir objetivos.
Inbound
e outbound marketing: qual a diferença?
Não saber qual a diferença entre inbound e outbound marketing é comum, sobretudo entre quem não conhece essas estratégias. A seguir, apontamos quais são as principais:
Comunicação
No
inbound marketing, a comunicação é sempre indireta e não invasiva. A ideia é
estimular um interesse genuíno na marca e seu produto ou serviço, fazendo com
que o consumidor tome uma ação de maneira natural.
Já no
outbound marketing, a comunicação é invasiva. A proposta, neste caso, é atrair
rapidamente a atenção do consumidor, incentivando diretamente que compre um
produto ou contrate um serviço.
Além disso, há diferença no modelo de comunicação: no inbound, é baseado na interação individual, enquanto no outbound é voltado à comunicação em massa, atingindo uma audiência maior.
Custo
Para investir em outbound marketing é preciso ter um orçamento maior, porque o custo de espaços em mídias offline é mais alto do que no meio digital. Já o inbound possui custo mais acessível.
Velocidade
de ROI e resultados
No
outbound marketing, o ROI e resultados são alcançados rapidamente. No inbound
marketing, em médio e longo prazo. Mas, é importante salientar um detalhe que
muitos se esquecem.
Quando a empresa para de veicular a campanha de outbound, ela reduz expressivamente seu retorno e resultados. No caso do inbound, o retorno e resultado são contínuos, uma vez que o conteúdo continua a ser veiculado ainda que não faça mais o investimento na estratégia.
Engajamento
O inbound marketing chama a atenção por gerar maior engajamento do que o outbound, uma vez que é baseado no relacionamento, em fornecer um conteúdo relevante ao público.
Mensuração
de resultados
Como
toda estratégia de marketing digital, o inbound permite mensurar resultados,
bem como acompanhá-los em tempo real, o que possibilita identificar erros e
oportunidades de melhoria, realizando ajustes para alcançar objetivos.
No que
se refere ao outbound marketing, esse acompanhamento em tempo real não é
possível. Se quiser mensurar os resultados, dá um pouco mais de trabalho e
custa mais caro para a empresa.
Inbound
e outbound marketing: em qual investir?
Uma
dúvida recorrente entre gestores e empreendedores é em qual estratégia
investir. Curiosamente, ambas são eficazes e complementares, por isso o ideal é
adotar o inbound e o outbound marketing sempre que possível.
Com o
primeiro, é possível obter resultados em médio e longo prazo a um custo
relativamente mais baixo. Já com o segundo, dá para alcançar resultados em
curto prazo e ter um ROI mais expressivo rapidamente.
Portanto,
se seu orçamento permitir, procure investir nas duas estratégias, dando um foco
maior à que atende melhor os objetivos principais da empresa, de modo a suprir
expectativas.
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